O QUE AS CORES DA CACHAÇA DIZEM SOBRE ELA?

O QUE AS CORES DA CACHAÇA DIZEM SOBRE ELA?

Conhecida como tipicamente brasileira, a cachaça é o ingrediente mais importante da nossa popular caipirinha. E para conhecer mais sobre ela, é preciso, inclusive, entender como as cores da cachaça podem influenciar na sua qualidade e sabor.

Assim, as cores podem dizer muito sobre essa bebida – como o tempo de preparo – se foi envelhecida, o tipo de barril utilizado, as nuances de sabor e as formas de consumo.

Desvendando as cores da cachaça

A cachaça pode ser dividida em categorias de envelhecimento e qualidade e, por ser um destilado obtido da cana fermentada, suas cores se devem ao tipo de material utilizado nos barris. Conheça alguns deles:

– Amburana

Madeira perfumada com sabor de groselha, manjericão, rapadura e frutas mistas, as cachaças preparadas nesses barris são mais amareladas.

– Bálsamo

De aroma mais frutado e que lembra especiarias, a cachaça envelhecida no barril de bálsamo tende a ser mais esverdeada ou avermelhada, possuindo o sabor mais seco e com nuances de cravo, camomila, aniz, erva doce e cítricos.

– Cabriúva

Nesta madeira a cachaça ganha tons dourados e esverdeados, além de um sabor e aroma herbáceos e de nozes torradas.

– Carvalho

Aqui, elas possuem cores que variam entre o amarelo-pálido e o âmbar-escuro, já o aroma varia entre mel, baunilha e frutas secas.

– Canela Sassafrás

Nesses barris, a cachaça tem um tom amarronzado e um gosto amadeirado com aromas de hortelã, cardamomo, pinho, cânfora, canela e pimenta.

A passagem pelos barris de madeira tem como intuito aprofundar e trazer informações sensoriais para a bebida. No entanto, a utilização de dornas de inox também acontece, e elas são capazes de oferecer um aroma próximo ao sabor da cana.

Mas ainda com relação as cores da cachaça, é possível afirmar que as que não passam pela madeira, são incolores, enquanto as outras, são diversas: do âmbar-escuro, âmbar, dourada, caramelo, amarelo-pálido a palha, além de outras nuances.

De maneira geral, quanto menor e mais novo o barril, mais intensa serão as cores da cachaça, isso significa que barris maiores precisam de mais tempo de maturação.

Cuidados com a coloração da cachaça

Na hora de degustação, atente-se aos detalhes com relação às cores da cachaça:

– A cor pode ser diferente quando na garrafa e no copo, tendo em vista o volume e a passagem de luz;

– Cachaças com pouco tempo de barril e muito amarelas podem levar na composição o caramelo, já que ele a escurece artificialmente, tenha cuidado;

Cachaças envelhecidas são mais caras, por isso, se encontrar alguma muito barata, desconfie, já que o envelhecimento tende a representar 50% do custo;

– O envelhecimento acelerado, apesar de contribuir para uma cor intensa, carece nas propriedades sensoriais;

– Cor significa sabor, portanto, madeiras como amburana, jatobá, grápia e bálsamo devem ser utilizadas com parcimônia.

 

Se você procura por cachaças genuinamente brasileiras, artesanais e de altíssima qualidade, entre em contato com a gente. Na Cachaça Dom Cabral é possível encontrar a cachaça que mais agrada o seu paladar.

Curta nossa página do Facebook e também no Instagram

 

 

Compartilhe: