4 PRINCIPAIS DIFERENÇAS DA CACHAÇA ARMAZENADA EM AÇO E MADEIRA

4 PRINCIPAIS DIFERENÇAS DA CACHAÇA ARMAZENADA EM AÇO E MADEIRA

Uma das bebidas mais conhecidas e queridas do Brasil,  a cachaça é feita a partir do caldo de cana fermentado e, posteriormente, destilado. Além disso, ela é comumente utilizada como um dos ingredientes mais importantes da nossa famosa caipirinha que leva gelo, açúcar e limão.

Podendo ser de diferentes tipos que variam conforme o seu processo de produção, a cachaça armazenada em aço e madeira é fabricada de forma totalmente artesanal, o que confere no caso da Cachaça Dom Cabral, um autêntico e saboroso produto mineiro.

As especificidades da cachaça armazenada em aço e madeira

A Cachaça Dom Cabral oferece dois tipos mais comuns de cachaças: a Outro e a Prata. Com um rigoroso e sofisticado acompanhamento técnico em sua produção, a cachaça armazenada em aço e madeira possui características muito particulares, tais como:

  • Diferentes colorações

As cachaças armazenadas em barris de madeira possuem uma coloração mais amarelada (Ouro) por conta do carvalho, principal material utilizado nesses barris. Já aquelas que passam pelo armazenamento em aço, possuem uma coloração mais branca (Prata);

  • Detalhes do aroma

O aroma está muito relacionado ao processo de envelhecimento e é concebido como um dos toques finais da elaboração. No caso da cachaça Ouro, seu perfume é mais amadeirado, diferentemente da Prata que se aproxima muito mais do aroma da própria cana;

  • Tempo de amaciamento

O amaciamento é uma característica que tem a ver com o próprio envelhecimento, ou seja, após a destilação. O consumo direto não é adequado, sendo necessário passar pelo amaciamento para aprimorar a qualidade química e sensorial da bebida.

A cachaça armazenada em aço e madeira passa por diferentes períodos de amaciamento que costumam variar de, no mínimo, 4 anos para a cachaça Ouro e de, no mínimo, 1 ano para a cachaça Prata.

O amaciamento também tem a ver com o teor alcoólico que, no caso das cachaças armazenadas em barris de madeira, tendem a ser menores, justamente pelo tempo que elas passam ali;

  • Qualidade do sabor

Capaz de agradar a diferentes paladares, a cachaça armazenada em aço e madeira varia, principalmente, conforme o seu grau de acidez. No caso da cachaça tipo Prata, a sua composição é de baixa acidez, o que lhe confere um sabor muito mais suave.

Já a cachaça Ouro, o sabor é mais amadeirado e intenso, apesar de possuir um baixo índice de acidez. Ambas podem ser consumidas puras, geladas, com gelo ou em drinks especiais.

Cachaças feitas sob medida

Apesar de os recipientes de madeira terem se tornado os mais utilizados no preparo dos destilados, com a chegada do aço fora possível produzir e estocar uma cachaça mais próxima da sua matéria-prima, portanto, mais utilizada na preparação de coquetéis.

Com uma das únicas cachaças pratas envelhecidas do mercado, a Cachaça Dom Cabral é produzida na histórica região de São Gonçalo – MG, que oferece versões de 700 ml, 250 ml e 60 ml, ou seja, ela é capaz de se adaptar a qualquer ocasião.

Curta nossa página do facebook e também no instagram.

Compartilhe: