NÃO EXAGERE! CONHEÇA AS 6 BEBIDAS COM MAIOR TEOR ALCOÓLICO

NÃO EXAGERE! CONHEÇA AS 6 BEBIDAS COM MAIOR TEOR ALCOÓLICO

O teor alcoólico ou graduação alcoólica, como também é chamado, nada mais é do que a quantidade de álcool presente no volume total de uma bebida, medido pela densidade, ou seja, a razão entre massa e volume.

As bebidas com teor alcoólico são largamente encontradas em nosso cotidiano, seja em uma festa, um churrasco, um jantar ou uma simples degustação. E, de maneira geral, podemos classificar as bebidas com maior teor alcoólico, isso significa compreender os diferentes aromas, cores e sabores.

Características das bebidas com maior teor alcoólico

A partir dos processos de produção das bebidas – fermentação, destilação e infusão, é possível distinguir algumas características. Dessa forma, identificamos as 6 bebidas com maior teor alcoólico:

Absinto – graduação de 40 a 90, popular na França e conhecida como fada verde, possui efeitos fortíssimos, por isso, tenha cuidado na hora do consumo;

Rum – graduação de 35 a 70, apesar do aroma suave, o rum é feito a partir da fermentação, algo que faz dela uma bebida com graduação alcoólica bastante elevada;

Conhaque – graduação de 40 a 60, o conhaque vem da fermentação com o vinho, além de variações de sucos de frutas. No Brasil, costuma ser consumido após refeições e em pequenas doses;

Whisky – graduação de 38 a 54, é uma bebida bem forte, justamente pelo seu modo de produção – em barris de madeira;

Gim – graduação de 40 a 50, surge da fermentação de vários cereais e especiarias, possuindo, dessa forma, inúmeras variações;

Cachaça – graduação de 38 a 48, uma das bebidas mais consumidas no Brasil, a cachaça é a estrela da caipirinha e, apesar do teor alcoólico mais equilibrado, é preciso ir com calma na degustação.

Na lista que apresenta as 6 bebidas com maior teor alcoólico observa-se que, apesar de vir por último, a cachaça não deixa nada a desejar.

Por que escolher a cachaça?

Com um teor alcoólico resultado da destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, essa bebida leva, em média, 6 gramas de açúcar para cada litro.

Outro fator importante para definir o teor alcoólico da cachaça é o seu processo de envelhecimento, já que a umidade dos barris (locais em que ficam armazenadas) vai afetar não só a quantidade de álcool, mas o aroma da bebida.

Ainda nesse mesmo processo de feitura, a adição de água potável também é um ponto que merece destaque, tendo em vista que esse ingrediente é adicionado a partir daquilo que é pretendido pelo produtor – dentro da variação estipulada – entre 38 e 48%.

Assegurando-se como uma bebida totalmente versátil, a cachaça pode ser consumida pura ou como componente de algum drink – caipirinha, nega rosa, cariri, cachaça com groselha, caipicana, café com cupuaçu, limão e rapadura ou até mesmo cachaça com caju.

Com uma variedade tão grande de sabores fica difícil não querer experimentar tantas formas distintas da mesma bebida. Contudo, é preciso ficar atento aos exageros, lembre-se que o álcool em excesso pode causar uma série de problemas físicos e emocionais, por isso, aproveite com moderação!

Curta nossa página do Facebook e também no Instagram

Compartilhe: