CONHEÇA OS ESTILOS DIFERENTES DE APRECIAÇÃO DO GIN

CONHEÇA OS ESTILOS DIFERENTES DE APRECIAÇÃO DO GIN

Destilado conhecido pela clássica combinação com zimbro, planta medicinal de propriedades anti-inflamatórias, o GIN é um destilado apreciado pelo mundo inteiro. Contudo, a bebida pode ser preparada em uma variedade combinações, com apreciação do GIN desde a versão clássica até as aromatizadas com ervas e especiarias, ou até mesmo puro, com ritual especial.

Por isso, vamos trazer para vocês os diferentes estilos que estão bombando mundo afora na apreciação do GIN .

Perfis aromáticos para preparação e apreciação do GIN

Muito famoso nos anos 90, antes de ser “substituído” no gosto popular por preparações mais rápidas, o GIN está na moda agora, e com estilo, trazido de volta por profissionais que gostam de inovar e preparar o destilado de formas diferenciadas.

O GIN é um destilado de base do álcool neutro, por isso tem versatilidade para inúmeras combinações. Além da clássica com zimbo, as composições são classificadas em cinco grupos, conforme seu perfil aromático:

  • Cítrico: pode apresentar notas de laranja, limão, tangerina ou grapefruit;
  • Especiado: sua composição leva especiarias, como noz-moscada, canela, pimentas, cardamomo e até coentro;
  • Floral: leva notas acentuadas de flores e frutos, como violeta, lavanda, cassis, jasmim e flor de uva verde;
  • Herbal: com toques marcantes formados por ervas como hortelã, manjericão, alecrim, tomilho e pinho;
  • Clássico: com o zimbro, apresenta um fundo picante e leve toque cítrico.

A partir do aroma presente, a apreciação do GIN pode ser incrementada até para harmonizar pratos e acompanhar em ocasiões especiais, como festas, churrascos, baladas e jantares.

A combinação mais clássica é o Gin-Tônica, preparado com água tônica. Para ter uma apreciação do GIN mais apurada, vale investir em uma marca de tônica com bom nível de gás e até mesmo com sabor – já que há uma infinidade de água tônica saborizada no mercado.

É importante que a tônica esteja gelada. Se estiver quente, ficará menos gaseificada e com sabor doce mais acentuado

Quer saber mais composições que irão complementar sua experiência com o GIN?

Continue acompanhando com a gente!

Diferentes combinações com GIN

Como explicamos antes, o gin é uma bebida versátil. Com conhecimento acerca dos perfis aromáticos, é possível ousar e fazer uma bebida criativa, que agrade a diversos paladares.

Seguem mais algumas dicas de combinações ou variações para sua apreciação do GIN:

  • Gin cremoso: após ser retirada do refrigerador e voltar a sua temperatura normal, o GIN ganha um aspecto cremoso, e seus aromas estarão mais abertos;
  • Drink refrescante: ao receber pepino, limão e gengibre, o GIN adquire aspecto digestivo, que “limpa” o paladar, por isso acompanha muito bem pratos com alto teor de gordura;
  • Infusão de chá: é uma ótima opção para coquetéis, martínis ou beber gelado. A dica é deixar uma garrafa de GIN com 4 sachês de chá preto ou de camomila por duas horas, em temperatura ambiente;
  • Contrastes: apesar de receber classificação, é possível brincar entre eles e não se restringir ao GIN em um único grupo. Ouse combinar notas cítricas com notas herbais ou notas florais com notas especiadas. Assim, o GIN consegue destacar seu ingrediente principal e ter um fundo aromático que acompanhe seu perfil.

Com a harmonização perfeita entre o destilado e os complementos, a bebida consegue ser apreciada com sutileza e ter todos os seus aromas presentes.

Lembre-se de, para ter uma completa apreciação do GIN, beber por etapas. Assim, você consegue perceber a marcação de aromas e sabores. E existe até ritual assim!

Curta nossa página do facebook e também no instagram.

Compartilhe: