APRENDA AS DIFERENÇAS ENTRE CACHAÇA ARTESANAL E INDUSTRIAL

APRENDA AS DIFERENÇAS ENTRE CACHAÇA ARTESANAL E INDUSTRIAL

Por ser o país da cachaça, o Brasil produz a bebida de formas muito diferentes, o que resultará em tipos distintos, tais como a cachaça artesanal e industrial. Com sabores bastante individuais e inconfundíveis, as diferenças entre elas são fundamentais.

 

De maneira comparativa, é importante que as diferenças entre cachaça artesanal e industrial sejam tratadas de forma consciente, não no sentido de menosprezar alguma delas, mas entender que cada uma possui o seu lugar, principalmente no que se refere à fabricação, à embalagem, ao envelhecimento, à cor, ao sabor e ao aroma.

 

Mitos e verdades sobre a cachaça artesanal e industrial

 

Um dos primeiros pontos que deve ser levado em consideração é o processo de produção:

 

– Na cachaça artesanal a produção é limitada, assim como os insumos, o que os tornam mais caros. De maneira geral, a produção é bem pontual em um período específico do ano;

– Além disso, o processo de fermentação da cachaça artesanal não utiliza produtos como fubá de milho, arroz, soja ou mandioca.

 

Para a cachaça industrial o processo se dá de maneira um pouco diferente:

 

– A produção é feita em grande escala e com um custo mais baixo, já que estamos falando de grandes indústrias;

– A fermentação é ativa, ou seja, para produzir álcool é preciso que o açúcar esteja presente, fazendo com que as indústrias utilizem muitos aditivos químicos e até antibióticos, o que interfere diretamente na qualidade do produto.

 

A destilação – o processo de aquecimento dos líquidos para que eles virem destilados – também faz parte desse processo e na cachaça artesanal e industrial ela é feita de maneira muitos distinta.

 

– No artesanal o benefício está nas leveduras naturais e selecionadas e a destilação deve ser obrigatoriamente feita em alambiques de cobre. A utilização da parte do meio da destilação, também conhecida como coração, é algo que fica a critério do produtor;

– Na cachaça industrial, as colunas para a destilação são feitas em inox e não há a separação das partes – a cabeça e a cauda, ou seja, o começo e o final da cachaça são utilizados e podem conter, inclusive, substâncias um tanto quanto prejudiciais para a saúde – e o resultado disso é uma bebida mais simplória!

 

Assim, ao levar em consideração todo o processo de produção da cachaça artesanal e industrial, é possível encontrar as mais diferentes cores, sabores e aromas – é importante dizer que na cachaça artesanal esses itens costumam ser mais especiais, tendo em vista o próprio processo artesanal.

 

Outra diferença importante entre a cachaça artesanal e industrial é que elas possuem diferenças na hora do consumo, por serem menos saborosas e aromáticas, as industriais costumam ser utilizadas em drinks, já as artesanais são consumidas puras ou com gelo.

 

Cachaças artesanais de qualidade podem ser encontradas na Cachaça Dom Cabral, uma importante fabricante do destilado na região de Minas Gerais. Ao armazenar as cachaças em barris de carvalho, a Cachaça Dom Cabral possui uma linha de produtos com um sabor incomparável, além do perfume irresistível.

 

 

 

 

 

Curta nossa página do Facebook e também no Instagram

 

 

Compartilhe: