SAIBA O TEOR DE ÁLCOOL DA CACHAÇA PARA APRECIÁ-LA NA MEDIDA CERTA

SAIBA O TEOR DE ÁLCOOL DA CACHAÇA PARA APRECIÁ-LA NA MEDIDA CERTA

Conhecer o teor de álcool da cachaça é essencial para que seja possível apreciar essa bebida na medida certa, afinal, exagerar no consumo de bebidas alcóolicas não é benéfico ao organismo e é sempre melhor quando elas são aproveitadas com moderação.
Além disso, ao ter ciência do teor alcóolico contido nas cachaças, pois existem diversos tipos dela, é mais fácil mensurar a quantidade que pode ser ingerida com segurança. Aqui, também vale ressaltar que cada indivíduo tem seu nível de tolerância, o qual deve ser respeitado.

Qual o teor de álcool da cachaça?

A Cachaça Dom Cabral tem longa tradição e é fabricada artesanalmente desde o século XVIII, um verdadeiro patrimônio da história e da gastronomia brasileiras. Por isso temos propriedade para falar de cachaças e conhecemos mesmo suas mais sutis peculiaridades.
De modo geral, as cachaças têm teor alcóolico que varia entre 38% e 48%, a depender do seu processo de fermentação, destilação e envelhecimento, que pode conferir a ela maior ou menor porcentagem alcóolica, porém trata-se de uma bebida forte.
Para ter uma ideia, as cervejas comuns têm teor alcóolico entre 3,5% e 5%, ou seja, mesmo as cachaças ‘mais fracas’ têm cerca de dez vezes mais álcool do que uma cerveja normal, daí a necessidade de mensurar a quantidade consumida.

Vale a pena conhecer o teor de álcool da cachaça Dom Cabral:

• Cachaça Prata: Envelhecida por, no mínimo, 1 ano, essa cachaça não tem traços amadeirados, é translúcida e apresenta graduação alcóolica de 40%;
• Cachaça Ouro: Envelhecida por, no mínimo, 3 anos em barris de carvalho, essa cachaça possui coloração dourada e graduação alcóolica de 40%;
• Cachaça – Edição 1500 Prata: Com baixa acidez e sabor macio e suave, essa cachaça é envelhecida em toneis de aço por 1 ano e apresenta graduação alcóolica de 40%;
• Cachaça – Edição 1500 Ouro: Com sabor intenso e amadeirado, essa cachaça é envelhecida por, no mínimo, 4 anos e apresenta graduação alcóolica de 40%.

Dicas para consumir a cachaça na medida certa

Se o teor de álcool da cachaça é mais elevado, significa que ela deve ser consumida em menor quantidade do que outras bebidas de graduação menos elevada, a exemplo da cerveja (entre 3,5% e 15%) e do vinho (entre 11% e 16%).
Uma dose de cachaça tem cerca de 50 ml e 115 calorias, que podem ser muito bem distribuídos em shots. Nesse caso, a cachaça é consumida pura em temperatura ambiente – para os mais puristas, ou pura e gelada para os mais liberais.
Em dias mais quentes, a dica é preparar drinks com a cachaça, dessa forma é possível diluí-la e consumí-la por mais tempo. A estrela da festa é, com certeza, a caipirinha, que pode ser tradicional (de limão) ou incrementada com outros ingredientes, como frutas da estação, gengibre e açúcar mascavo.

Não beba de estômago vazio

Beber de estômago vazio acelera a absorção do álcool pelo organismo, o que pode resultar na famosa bebedeira, por isso, a dica de ouro para apreciar a cachaça da maneira certa é moderar na quantidade de doses consumidas e sempre petiscar algo.
O consumo de carnes é uma ótima pedida, pois elas protegem o estômago e retardam a absorção do álcool. Se você não come carne, dê preferência a alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como queijo, batatas, pães e patês.
Por fim, não deixe de beber água entre um shot/coquetel e outro, pois ela mantém o organismo hidratado e evita o consumo exagerado de outras bebidas. Assim, é possível apreciar a deliciosa Cachaça Dom Cabral e evitar qualquer sintoma de ressaca no dia seguinte.

Curta nossa página do facebook e também no instagram.

Compartilhe: