QUAIS DIFERENCIAIS PROCURAR EM UMA CACHAÇA ARTESANAL
Uma paixão nacional, a cachaça artesanal é a segunda bebida mais consumida do Brasil, além de ser exportada para mais de 60 países (IBRAC, 2018) – gerando uma receita de 65 milhões de reais, ela é o principal ingrediente da nossa famosa caipirinha.
A fabricação da cachaça artesanal, diferente da industrial, é feita em menor escala, o que a torna uma bebida única e muito procurada por consumidores mais exigentes. Mas o que faz da cachaça uma bebida tão especial?
Cachaça artesanal: o que observar na hora da degustação
Por ser uma bebida com especificidades, a cachaça artesanal possui algumas características que podem ser levadas em consideração na hora do consumo, principalmente se a procura é mais exigente – e a comparação é feita com as produzidas em grande escala.
Quem busca por uma cachaça artesanal, busca uma experiência distinta e sofisticada, já que ela é capaz de oferecer diferenciais como:
-
Embalagem Premium
Engana-se quem pensa que o sabor é o único fator que interfere na hora da compra de uma cachaça artesanal, afinal, a embalagem também faz parte do produto: ela deve ser segura e com um design agradável, podendo até se tornar objeto de decoração!
Para os revendedores, essa é uma característica fundamental, já que a embalagem ajuda o produto a se destacar dos outros nos pontos de venda!
-
Volumes que atendem ocasiões e públicos diferentes
Encontrada em embalagens de 60 ml, 250 ml, 600 ml e 700 ml, a cachaça artesanal é capaz de atender aos diferentes tipos de consumidores – desde aqueles que preferem apenas degustar, até os que se arriscam em drinks mais elaborados.
-
Produtos reconhecidos por premiações conceituadas
Uma boa cachaça artesanal é provada e aprovada por quem entende do negócio, por isso, aquelas que se destacam, normalmente levam prêmios que comprovam a sua qualidade e sabor. Por isso, fique de olho no rótulo!
-
Cachaças envelhecidas
Um dos grandes diferenciais da cachaça artesanal está no seu processo de envelhecimento, que pode levar anos, dependendo da cachaça. Nesse momento, o acompanhamento de profissionais e técnicos é muito importante, já que a produção é, de fato, uma ciência.
O processo de produção dessas cachaças também oferece procedimentos diferentes, tais como: barris de carvalho (a madeira preferida do brasileiro) para as cachaças do tipo ouro e os barris de aço, para as do tipo prata, resultando em sabores que vão desde a baixa acidez e suavidade até o gostinho mais amadeirado.
Todos esses diferenciais são facilmente encontrados na Cachaça Dom Cabral, que é produzida em Itabirito, Minas Gerais. Como uma legítima e inconfundível cachaça mineira, a Cachaça Dom Cabral vai muito bem se consumida pura, com ou sem gelo e em uma gama imensa de combinações.
Com pelo menos 4 tipos que são mais procurados – a cachaça prata 1 ano, a cachaça ouro 4 anos, a cachaça ed. 1500 prata e a cachaça ed. 1500 ouro – a Cachaça Dom Cabral possui prêmio internacional que a atesta como uma das melhores cachaças do país.