É UM EXPERT EM CACHAÇA? CONHEÇA MITOS E VERDADES SOBRE A CACHAÇA NACIONAL
Já dizia Chico Buarque: “Diga ao primeiro que passa, que sou da cachaça, mais do que do amor”. Para bom entendedor, meia palavra basta – quando se fala em cachaça, o assunto só pode ser cachaça nacional, ainda mais perfeita quando produzida em Minas Gerais.
Meu amigo, engana-se quem acredita que a cachaça nacional é só a famosa “branquinha”. Estamos falando de um destilado com produção artesanal que se tornou um dos itens de exportação mais desejados do mundo, referenciados como bebidas premium.
Descoberta acidentalmente no processo de produção de melado por escravos na época colonial e beneficiada pelas características do clima tropical, a cachaça nacional é a segunda bebida mais consumida do país e estima tanto valor cultural quanto econômico.
E segundo a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, a cachaça nacional conquistou vultuoso crescimento no mercado internacional, classificando-se como o terceiro maior destilado do mundo.
Conheça os principais mitos e verdades sobre a cachaça nacional
Muitas vezes até grandes apreciadores se enganam quando o assunto é cachaça nacional. Conheça os principais mitos e verdades esclarecidos por especialistas na fabricação de cachaça:
Verdade
- Tomar em pequenos goles: permite explorar as capacidades sensoriais da cachaça. No intervalo entre um gole e outro a bebida descansa e libera seus aromas;
- Tomar em copo de vidro: possibilita analisar aspectos como viscosidade, oleosidade, pureza, lágrimas e teor alcoólico. A Taça ISO foi desenvolvida especialmente para pesquisadores e especialistas em avaliação de destilados;
- Quanto maior o teor alcoólico, maior a ardência: essa característica causa a típica queimação na garganta. Para aliviar essa sensação, antes de engolir é só circular a bebida pela boca, misturando com a saliva;
- Cachaça abre o apetite: por possuir propriedades complexas que estimulam as papilas gustativas e o olfato, prepara o paladar para as refeições.
Mito
- Cachaça de banana: conforme o decreto 6871/2009, art. 53 da Lei nº 8.918/94 sobre a padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas, é considerada cachaça aquela aguardente com graduação alcoólica entre 38% e 48%, obtida exclusivamente por meio da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Por isso, não existe cachaça de banana, mas sim uma aguardente;
- Cachaça importada é melhor que a nacional: como a cana-de-açúcar se adapta muito bem em países de clima tropical, em outro país é possível que você aprecie uma boa aguardente, mas a cachaça mesmo é uma denominação brasileira;
- Cachaça não congela: não é que a cachaça não congele. Congeladores domésticos têm temperaturas entre -12°C e -18°C, que são insuficientes para congelar a bebida, já que o álcool atinge o ponto de congelamento em torno de -40°C;
- Cachaça dá dor de cabeça: cachaças de baixa qualidade até podem causar dor de cabeça, mas a cachaça bem produzida, não. Uma dica interessante é apreciar a bebida acompanhada com água.
Cuidados na refrigeração da cachaça
Não é porque a cachaça não congela rapidamente em freezers domésticos, que podem ser levadas à geladeira sem medo.
Quando falamos de cachaça nacional ou envelhecida estamos nos referindo a um produto mais sofisticado. Se levada ao congelador, a bebida pode perder algumas propriedades essenciais, e com elas, o alto padrão de qualidade.
No entanto, com os devidos cuidados, é possível ter uma cachaça nacional geladíssima para caipirinha e outros drinks congelantes:
- Atentar-se à informação do rótulo sobre a temperatura ideal de conservação da cachaça. Se a recomendação é para temperaturas até 0°C, ela deve ser mantida em geladeira e não no freezer;
- No preparo de drinks gelados, as cachaças brancas industriais são mais recomendadas que a cachaça nacional, por serem mais resistentes a baixas temperaturas, e podem ser levadas ao freezer;
- Congelar copos de vidro é uma dica de ouro. Além de preservar a temperatura da bebida por mais tempo, dispensa que precise ir à geladeira ou ao freezer.
Mundialmente conhecidos pela fabricação de cachaças, nós da Cachaça Dom Cabral temos um dos mais apreciados processos de fabricação artesanal, com ingredientes especialmente selecionados desde a cana-de-açúcar até o refinado, e o processo de destilação induzido cuidadosamente.
Premiada com a Medalha Gran Ouro no maior concurso de cachaças do mundo, a Cachaça Dom Cabral é referência – todos os produtos passam por um rigoroso e sofisticado acompanhamento técnico para garantir o alto padrão da autêntica e pura cachaça mineira.
Dom Cabral, dando aquele Up nos seus negócios em 2020!
As cachaças Dom Cabral, acredita no seu potencial e na qualidade da nossa bebida e por isso, oferece produtos também para você que deseja revender a marca!
Temos uma área reservada para você que deseja investir na marca e lucrar muito com isso, sendo assim, acesse nosso site e descubra como você também pode alcançar o sucesso que tantos outros conseguiram!
Entre em contato conosco e entenda tudo o que precisa saber para ser um revendedor das cachaças Dom Cabral e seja o dono seu próprio negócio!
Curta nossa página do facebook e também no instagram.
Portanto, não perca essa oportunidade, gere mais lucros, seja dono de seu próprio futuro. Além disso, invista no seu sucesso e aposte nas cachaças Dom Cabral, por exemplo.