Cachaça Prata e Ouro – Conheça as Cachaças Dom Cabral
A cachaça, bebida tão brasileira e tradicional, tem ganhado cada vez mais adeptos dentro e fora do país. Por isso, nós da Dom Cabral vamos te ajudar a conhecer as diferenças entre a cachaça prata e ouro e, assim, aproveitar todo o sabor que elas têm a oferecer.
Cachaça prata e ouro: Entenda a diferença
A cachaça prata e ouro da Dom Cabral não se diferencia apenas por sua coloração, mas também pelo sabor, aroma e ardência, que são resultados dos diferentes processos de armazenamento da nossa bebida e, por isso, há sim diferenças entre essas versões.
- A cachaça prata tem coloração translúcida, aroma suave e maior ardência, a clássica aguardente. Porém, por nossa cachaça ser envelhecida, a versão prata é rica em sabor, mas ainda pode ser harmonizada facilmente com outros ingredientes;
- A cachaça ouro tem coloração dourada, aroma mais intenso e é menos ardente. Sua cor é resultado do processo de envelhecimento em barris de madeira, que terminam por “colorir” a cachaça. Além disso, o sabor é mais acentuado, puxado para madeira.
Assim, é importante pontuar que todas as nossas cachaças são envelhecidas, o que garante seu sabor inconfundível, porém a cachaça ouro descansa por mais tempo dentro dos barris e, por isso, apresenta notas amadeiradas mais intensas do que a versão prata.
Harmonizando as cachaças
As diferenças entre a cachaça prata e ouro só deixam claro como elas se complementam, afinal, diferentes ocasiões, pratos e preparos pedem bebidas diferentes, por isso, é importante conhecer as variantes de cachaça para saber como harmonizá-las corretamente.
- Por ter sabor mais ardente e menos complexo, ou seja, sem notas amadeiradas, é mais fácil harmonizar a cachaça prata com frutas cítricas e açúcar refinado ou mascavo. Ela é ideal para compor drinks e alimentos servidos gelados, como caipirinhas e sorvetes;
- Já o sabor mais acentuado da cachaça ouro combina com ingredientes como mel e especiarias (canela, cravo, gengibre). Ela dá um toque especial a drinks quentes e pode ser usada como “combustível” para flambar alimentos, enriquecendo seu paladar;
- A cachaça prata harmoniza muito bem com pratos de sabores leves: sua ardência abrilhantará cada mordiscada. Experimente combinar a Cachaça Prata Dom Cabral com peixe, queijo, torresmo, frango, bolinhos de salmão, mandioca frita e frutas;
- A cachaça ouro harmoniza muito bem com pratos de sabor mais acentuado: seu aroma e sabor intensos ficarão equilibrados. Experimente combinar a Cachaça Ouro Dom Cabral com fondue de carne, escondidinho vegetariano (o com carne de jaca é uma delícia) e doces à base de chocolate ou ovos, como brigadeiro e quindim.
Como ficou claro, a cachaça combina não apenas com pratos salgados, mas também doces! Por isso, é ideal que você, amante de cachaças de qualidade, tenha ambas as versões: ouro e prata, assim, fica muito mais fácil harmonizar com os pratos e bebidas a serem servidas.
Nós da Cachaça Dom Cabral sabemos que a cachaça não é apenas uma bebida, mas patrimônio nacional e cultural do Brasil, por isso, selecionamos com cuidado a matéria-prima a ser usada – a cana-de-açúcar – e aproveitamos todo seu potencial para engarrafar as melhores cachaças do Brasil.
Uma cachaça perfeita e diferente para cada momento da vida
Apreciar uma boa cachaça pode ser uma experiência memorável, seja em formato de coquetéis ou até numa boa refeição. Entretanto, para isso, é fundamental saber onde encontrar uma bebida de qualidade, e a cachaça Dom Cabral é, com certeza, um nome que está na lista das melhores!
Cachaça nacional, artesanal e produzida em São Gonçalo – MG, a cachaça Dom Cabral é um ótimo acompanhamento, seja para ser apreciada como uma boa e pura cachaça mineira, como ingredientes da tradicional caipirinha ou num prato especial.