CACHAÇA, PINGA E AGUARDENTE: SÃO A MESMA COISA?
Você sabia que existem diferenças entre cachaça, pinga e aguardente e que a forma como são preparadas pode não ser igual?
A utilização do álcool em bebidas é uma prática que vem sendo realizada há muito tempo já e, a cada ano, surgem novas tecnologias para essa área e novas matérias-primas são usadas nos processos.
Isso tem feito com que esse mercado se torne mais diversificado e abrangente, agradando aos mais variados gostos das pessoas apreciadoras de bebidas alcóolicas.
Assim, elas podem ser obtidas a partir de processos de fermentação ou da destilação desses materiais.
Portanto, trouxemos para você essas três principais bebidas para apresentar suas especificações e te ajudar a entender o porquê de não serem a mesma coisa. Acompanhe o artigo para saber mais!
Conheça as diferenças entre cachaça, pinga e aguardente
Há pessoas que pensam que cachaça, pinga e aguardente são palavras sinônimas, o que não é a verdade.
Afinal, existem diferenças entre elas, seja em relação a sabor, modo de preparo, à sua quantidade de álcool, entre outros detalhes.
Por isso, separamos para você os principais pontos que diferenciam essas bebidas e tornam cada uma delas única e especial, como:
- Cachaça: é um tipo de aguardente feita só da cana-de-açúcar e produzida com exclusividade no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, a graduação do álcool precisa ser entre 38% e 48%;
- Aguardente: é qualquer bebida que é feita no processo com vegetais doces, que podem ser a própria cana ou arroz, banana, beterraba etc.;
- Pinga: já é um nome mais popular da cachaça, ou seja, a maneira como as pessoas falam no dia a dia. Foi um título dado por escravos que trabalhavam nessa fabricação da bebida e ficou muito conhecido no país até hoje.
Desse modo, dá para entender que toda cachaça é realmente uma aguardente, mas nem toda aguardente é uma cachaça.
Envelhecimento, aromas e sabores das bebidas
O processo de fabricação delas, cachaça, pinga e aguardente, é bem parecido, pois são feitas com a fermentação de matéria-prima, como citado antes.
Dessa forma, a aguardente, principalmente a que é feita de cana, e a cachaça, podem variar em 4 principais tipos: adoçada, a envelhecida, a premium e a extra premium.
Além disso, a cachaça pode ter sabor e aromas mais amargos (conhecidos como medicinais), florais (como violeta ou jasmim, por exemplo), frutados (banana, morango etc.), especiarias (como erva-doce, canelas e outras) e muito mais.
Já as aguardentes também podem ter sabores de frutas, como laranja, abacaxi, banana etc., mas também podem ser de cereais, como cevada, milho ou arroz e até de raízes e tubérculos, como a mandioca, por exemplo.
Tudo isso é possível por causa do envelhecimento, principalmente em barris, e dependendo do tipo de madeira usado no armazenamento, como amburana, carvalho, bálsamo e outras, que influencia nos sabores.
Por isso, é importante escolher um bom fabricante para que a cachada seja a melhor e você possa apreciar uma bebida de qualidade, como é a Cachaça Dom Cabral!
Somos referência na fabricação da melhor cachaça artesanal do país e nos preocupamos em oferecer o melhor serviço a nossos clientes. Não deixe de conferir nossos produtos.